19 novembro, 2007

Aeroporto e TGV

Fiquei um pouco confuso com a polémica recente acerca do traçado do TGV e as suas relações com o futuro aeroporto. Admito que a questão do TGV afecte marginalmente, em termos de custos globais, a opção quanto ao aeroporto, mas parecem-me, no fundo, dois assuntos distintos.

Afinal, a RAVE também já está a estudar um acesso a Alcochete, por ramal. Fico com a impressão de que isto é discussão lateral, sem querer mencionar a questão principal, a da localização do aeroporto. Fico também com a impressão, talvez precipitada e injusta, de que todo este "estudo da CIP" é bastante tosco.

Não percebo esta ânsia de ligação dos dois assuntos, aeroporto e TGV. Por quase toda a parte por onde viajo, há boas ligações ferroviárias ou de metro, rápidas e muito frequentes, entre o aeroporto e o centro da cidade (não com Gares do Oriente na periferia). Em alguns casos, como Bruxelas, Frankfurt ou Milão, a linha ferroviária é dedicada. Noutros casos (Estocolmo, Roma, Madrid), são autocarros com percurso rápido por auto-estrada. O que não vejo, por exemplo em Paris ou Madrid, é ligação ao aeroporto por TGV.

2 comentários:

Unknown disse...

pense melhor, pense melhor. então não há TGV no aeroporto Charles de Gaule em Paris?

Anónimo disse...

pense melhor, pense melhor. então não há TGV no aeroporto Charles de Gaule em Paris?