19 novembro, 2007

Reitores e reitores

Falei há dias de exemplos de uma nova geração de reitores, como António Nóvoa. Infelizmente, não há bela sem senão. Pedro Telhado Pereira (PTP), reitor da U. Madeira, o tal de uma triste história de demissão da equipa reitoral que causou uma grande crise na universidade, volta a dar que falar, agora a propósito das eleições para a assembleia estatutária. A história vem toda contada no DN/Madeira, de 15.11.2007, mas resumo.

PTP fez um brilharete, convidando para presidir ao processo eleitoral uma figura com a qual até nada tenho a ver mas que merece respeito, o deputado Guilherme Silva, vice-presidente da Assembleia da República e também consultor da U. Madeira. Houve três listas e a vencedora até foi a patrocinada pelo reitor (um dos casos de que falei de interferência abusiva de reitores). No entanto, PTP não resistiu (é a sua natureza) a vir a público, em edital oficial, protestar contra irregularidades graves praticadas por Guilherme Silva. Este, obviamente, reagiu e parece considerar a hipótese de cortar relações com a universidade da sua terra.

Mais surrealista é que PTP, ao mesmo tempo que fez todas as críticas duras que fez, sancionou como regulares e impecáveis os resultados eleitorais. Pudera, resultaram-lhe em vantagem. A quem é que está entregue a U. Madeira? E, segundo a versão final do RJIES e as suas condescendências, essa personagem pode manter-se como reitor mesmo depois da grande mudança imposta pela nova lei.

A história não vai ficar por aqui. Guilherme Silva acabou por ser cooptado como membro externo da assembleia dos estatutos, que vai ser presidida pelo reitor. Ainda me vou divertir (admito que com humor negro, que os meus amigos madeirenses não merecem).

Nota - E será verdade que, sendo ainda reitor, PTP tem feito grandes diligências para arranjar um lugar de professor numa universidade do continente? Não quero crer! Ou então, que me desculpem os meus bons amigos co-ilhéus do outro arquipélago, é mesmo caso para perguntar "já chegámos à Madeira?"

Sem comentários: