25 fevereiro, 2007

O novo Público


O Público de hoje traz uma notícia sobre um conflito à volta de obras no convento medieval franciscano de Viana do Castelo, actualmente, se não estou em erro, ocupado pelo Instituto Politécnico. Acompanha a notícia com a imagem que reproduzo, completa aldrabice. A fotografia é de um ícone vianense, a igreja neobizantina, oitocentista, de S. Luzia (um mamarracho, diga-se, a imitar outro mamarracho, o Sacré Coeur). Volto a lembrar-me do que disse numa nota anterior, sobre a fotografia da fragata. Nessa altura, responderam-me que as ilustrações de um jornal são só evocativas, a criar ambiente. Não é verdade. Quem nunca foi a Viana e vir a imagem que reproduzo, vai àquela igreja e fica a "saber", para sua informação, que é a de S. Francisco.

1 comentário:

Unknown disse...

Dentro do mesmo raciocínio implícito na resposta que lhe deram, podia falar-se do actual primeiro ministro português e pôr a foto de Salazar, referir-se ao Presidente da República e pôr uma foto do Thomaz ou mesmo do Carmona - era apenas evocativo.

e muito mais analogias destas se podiam arranjar. Algumas delas bem desagradáveis para o Público, que discordaria logo dessa ideia de "apenas evocativo".