24 fevereiro, 2007

Há cada autarca...

Não vou discutir a reorganização das unidades de urgência. É questão técnica complexa, mesmo para quem, como eu, tem formação médica de origem. No entanto, à primeira vista, não deixou de me impressionar o mapa que apareceu no Público de 22.2.2007. Poderão fechar 15 urgências, todas elas muito próximas de outras que se mantêm. Em contrapartida, criam-se 26 novas urgências, principalmente no interior, com destaque para o Alentejo, com grande dispersão humana.

Sobre cada caso, o jornal ouviu em paralelo os técnicos e um autarca. É sobre isto que me apetece um comentário trágico-cómico. Compreende-se que, politicamente, os autarcas não queiram arrostar com os descontentamento dos seus eleitores, mas há "mimos" que podiam ser evitados. "A nossa população está habituada a ter urgência permanente". "Temos no concelho um complexo químico". Mas surrealista é a justificação de um autarca de Peniche: "temos uma importante comunidade piscatória". E porque não uma comunidade de jogo da sueca, factor de risco de eventuais conflitos físicos e de cabeças partidas?

4 comentários:

Anónimo disse...

Surrealista é o Caríssimo não só não compreender o risco agravado associado à actividade industrial da pesca, como ainda, por autêntico dislate, ter a lata de compará-la a um jogo de sueca... É daqueles que pensam que o peixe que comem vem ensacado em embalagens imaculadas que surgem de geração expontânea nas arcas dos supermercados ou nas latas de conservas. Só assim se perceberá tamanha asneira.

JVC disse...

Claro que sei que a pesca é uma actividade de grande risco. No entanto, e pelas suas condições muito particulares, o socorro de emergência a pescadores pouco tem a ver com urgências hospitalares. Até era bom, mas infelizmente, não é assim, como ainda há pouco vimos no caso da Nazaré. É todo um outro sistema de urgência.

Também ninguém planeia um sistema de urgências tndo em conta os infelizmente vulgares casos de emergência de bombeiros em fogos florestais. Não são a situação standard.

Aceito que a referência à sueca possa ser de mau gosto.

Anónimo disse...

Caro JVC, o senhor até escreveu umas coisinhas sobre urgências. Mas antes de ter escrito nesse seu registo jocoso, deveria primeiro ter lido. se tivesse lido os critérios da comissão técnica veria que afirmações como: "Temos no concelho um complexo químico" ou "Temos uma importante comunidade piscatória" não só não são descabidas como são relevantes e podem, segundo os doutos comissários, fazer toda diferença. E os critério até são da comissão técnica, não dos autarcas. Já vi que percebe mis de "situações standard" do que a comissão. Bem haja.

jp disse...

http://www.peniche.oestedigital.pt/_uploads/PDF_Noticias/DeclaracaoPopPeniche.pdf

Junto envio declaração duma população empenhada e construtiva.

Para ler algures no intervalo duma das suas habituais suecadas.