21 fevereiro, 2007

O espaço Público

Estou com "mixed feelings" em relação ao meu jornal desde há muito anos, o Público. Como já aqui escrevi, gosto do novo aspecto, mas, pessoalmente, sinto-me mais clássico, mais leitor a sério, com um jornal à antiga.

O que hoje me faz escrever uma breve nota é um receio, que me parece já confirmado pela prática. O espaço de opinião provavelmente vai ser ocupado exclusivamente pelos colunistas contratados. Isto vai contra a nossa velha tradição dos artigos enviados pelos leitores, muitas vezes bem mais originais e interessantes do que a escrita a tender para o rotineiro de quem é obrigado a uns tantos milhares de caracteres por semana.

Já me era bem difícil fazer passar um artigo de opinião. Com o novo formato e fazendo as contas às páginas e aos compromissos com os colunistas contratados, parece-me que passará a ser impossível.

1 comentário:

M.C.R. disse...

Acho o publico pior. não é a cor que faz um jornal mas pode torná-lo um bocado pindérico.
eu não sei se o facto de ter comentaristas o torna diferente. Sempre os teve e pagos. agora são mais mas as notícias são menos. quanto à intervenção dos leitores julgo que nunca foi muito acarinhada...
ainda é cedo para ver se alguma coisa melhorou mas começo a desconfiar que as melhorias serão apenas para o jornal e seus custos de produção...
A ver vamos...