03 setembro, 2007

Sobre a educação superior (VI)

Os empréstimos universitários

Comprometi-me a escrever aqui alguma coisa, depois deu-me a preguiça. Fácil, era só dizer que subscrevia por inteiro o artigo de Vital Moreira, "prontos". Mas acabou por dar uma nota mais extensa, no meu sítio, "O sistema dos empréstimos". Depois ainda, um artigo de fundo, "O financiamento pelos empréstimos".

P. S. (14:46) - Republiquei a nota, corrigindo um erro de cálculo significativo.

1 comentário:

Pedro Sales disse...

Caro JVC,

No seu post intitulado "O sistema dos empréstimos" argumenta que "não faz sentido negar o mérito do agora anunciado (embora não seja totalmente novo) sistema de empréstimos", nomeadamente porque "o sistema agora anunciado não tem qualquer valor de equidade de acesso, de justiça social".

Sucede que se assim é, e os críticicos do sistema assim o denunciaram, não é assim que o governo está a "vender" a proposta, como pode verificar na notícia que saiu no próprio dia no Diário de Notícias: "A medida deve entrar em vigor já este ano lectivo e o objectivo é garantir que ninguém deixa de frequentar um curso superior por falta de condições económicas", confirmou ao DN fonte do Governo de José Sócrates.
http://dn.sapo.pt/2007/08/23/economia/universitarios_com_credito_facilitad.html

Um frase que já deixa antever uma ligação directa entre os empréstimos e a Acção Social Escolar. E vinda do Gabinete do PM, não num qualquer blogue ou coluna de opinião.

Pedro Sales