26 setembro, 2007

Nota gastronómica (XXIX)

Os ingleses em S. Miguel

As famílias micaelenses de óbvia origem inglesa, Hickling, Read, Anglin, Ivens, Fisher, Ryley, Hayes, outras, estabeleceram-se no ciclo próspero da laranja. Não dou por hábitos gastronómicos que daí venham. Talvez um bolo muito vulgar, com semelhanças com o "Christmas pudding". Já identifico uma ou outra pequena coisa, na família, mas de influências posteriores.

Houve dois casos marcantes de convívio micaelense com ingleses. Um foi o cabo submarino. O avô da minha primeira mulher era funcionário do cabo e pessoa de bom gosto, tendo sido um fotógrafo amador de muito bom nível. Desse contacto, ficou na casa dos meus primeiros sogros uma muito boa confecção de rosbife e, principalmente, o hábito de confecção caseira de uma excelente mostarda. Infelizmente, não a aprendi.

Outra influência inglesa na minha família veio de um contacto profissional muito estreito do meu pai com os engenheiros ingleses das obras de ampliação da doca de Ponta Delgada. Uma perdi, porque sou preguiçoso e o meu pequeno almoço é ligeiro, excepto quando me vingo nos hotéis, em viagem. Em casa dos meus pais, metia obrigatoriamente "porridge" ou ovos e salsicharia. Os ovos estrelados sobre bacon passaram depois para meu almoço frequente, hoje. Agora, acima de tudo, que saudades, a coisa inglesada da minha casa de miúdo que mais me encantava e por que o meu pai se perdia era o arenque fumado, mas o velho arenque carrascão, não o que se vende por aí, que é arenque mariconço.

Acabo com brinde, coisa muito simples de que falei mas que tem truques, os ovos com bacon. Se possível, usar frigideiras individuais de barro. Mesmo que não possam ser de barro, não há maneira de preparar os ovos sem ser numa frigideira pequena, em dose individual. Aquecer uma boa dose de manteiga, com um pouco de banha. Dispor numa camada as fatias de bacon, a cobrir bem o fundo e fritar a meio ponto, conforme o gosto. Isto é essencial, porque o gosto pelo ponto final da fritura do bacon é muito pessoal. Cada um tem de saber o que é o seu meio ponto.

Derramar com cuidado dois ovos e temperar logo a gema com sal (hoje uso flor de sal) na gema e pimenta preta moída a fresco na clara. Com cuidado, com uma colher, apanhar gordura muito quente debaixo do bacon e derramar sobre a clara mas nunca sobre a gema. Fazer isto constantemente até as claras estarem fritas. Derramar para o prato, sem a gordura e sem rebentar as gemas (aqui se vê o artista!). Para completar a qualidade dietética deste prato, um bom pão com manteiga açoriana.

Depois disto, creio que não vão ser capazes de comer no hotel uns horrorosos ovos mexidos e umas fatias de bacon prontas a servir para sola de sapato.

Sem comentários: