24 junho, 2007

Devaneios de jardim (VIII)

Desta vez, como é fim de semana, os devaneios vêm-me da leitura do Expresso.

1. No seu estilo provocador, que às vezes me diverte outras me irrita, Miguel Sousa Tavares escreve, a propósito de Sócrates e seus manos espirituais: "se isto é a esquerda, que venha a direita!". Descontando o absurdo da opção, haverá muita gente a quem ainda não apeteceu dizer ou escrever isto? Confesso que a mim sim. Claro que isto merece escrito mais sério e desenvolvido. Já está agendado.

2. O exagero da democracia, como em tantas coisas na vida, pode ser contraproducente. Antes das eleições para a CML, a RTP vai promover um debate com os 12 cabeças de lista. A duração total será de 120 minutos e vou dar de barato que não haverá intervalos publicitários. Exactamente 10 minutos a cada um e o habitual ruído de fundo multiplicado não sei quantas vezes. É um bom convite a que os espectadores nunca mais queiram assistir a debates televisivos.

3.


Tão amigos que nós somos!

4. Duas notícias sobre a Guiné-Bissau, não sei qual delas a pior e mais ofensiva para a memória de Amílcar Cabral. Que desgosto, para mim de/dos 60s!

5. Daqui a poucos dias, Blair vai a Buckingham apresentar a sua demissão à rainha. Vai em carro oficial, com escolta e gasolina paga pelos contribuintes. No fim, estará à sua espera o seu automóvel privado. Parvoíce à inglesa? É com estas parvoíces que se faz a ética política. E ainda sobre Blair. Neste conselho europeu, a dias de se despedir, moeu o juízo aos outros 26 na defesa do que considera (a meu ver mal) os interesses britânicos e ganhou. Se fosse à portuguesa, pensaria "deixa-me estar bem caladinho e não fazer ondas, para arranjar um tachito europeu". Não aprecio nada o Blair do Iraque e de muito mais, mas "chapeau"!

Sem comentários: