25 julho, 2007

Nota gastronómica (XVI)

Superstição?

Alguns dos nossos chefes estão sempre a surpreender-me. No último Expresso, Henrique Sá Pessoa, do Sheraton, ensina a fazer uns ovos benedict, coisa aparentemente simples, mas que não é para todos. Os ovos são escalfados em água com vinagre, como manda a boa técnica. Mas o chefe vai mais longe, esclarecendo que o vinagre deve ser adicionado à água mexendo no sentido dos ponteiros do relógio! Para além de ser coisa que só posso considerar como superstição, fico com pena dos cozinheiros canhotos.

2 comentários:

JVC disse...

Escreve-me um leitor que isto pode fazer sentido, por, no hemisfério norte, a rotação no sentido dos ponteiros do relógio demorar mais e, assim, os ovos ficarem com melhor forma. Estou sempre a aprender.

No entanto, fui reler a receita e vejo que não é o caso ou está mal explicada, porque este misturar só se refere ao juntar do vinagre, antes dos ovos.

JVC disse...

Reli e afinal parece fazer sentido. O agitar é da água já com o vinagre, mesmo antes de juntar os ovos, presumindo-se que a água ainda está a rodar quando se junta os ovos. Não creio é que seja uma técnica convencional. Pelo menos, não a encontro em nenhum dos meus livros.