01 julho, 2007

Nota gastronómica (XIII)

Uísque

Gosto de um bom uísque e, por isto, li muito interessado toda uma crónica do Público (Fugas), de um jornalista que mostra grande erudição (?) sobre o fabrico de uísques. Creio é que o jornalista nunca soube apreciar um grande "single malt". Senão, nunca poderia faltar-lhe uma simples palavra ausente em toda a extensa crónica: fumo! Ele nem sabe o que isto é e parece que nunca deu por este gosto essencial ao provar um uísque.

Fosse só na gastronomia que os jornais hoje nos vendem gato por lebre. É em tudo, mesmo nas coisas mais importantes da nossa vida e dos nossos direitos de cidadãos.

P. S. (depois da leitura do Público de hoje) - As croniquetas de David Lopes Ramos, que já aqui referi por mais do que uma vez, deixam-me desgostoso. Há muito tempo que o leio, com agrado, e continuo a fazê-lo, no mesmo jornal, no suplemento Fugas. O que não consigo perceber são as suas alusões a acompanhamentos de vinhos, muitas vezes claramente a despropósito. A intenção talvez seja boa, mas o resultado é perigoso. Começa a fazer-me recordar um livro inconcebível, de Michel, aí há uns anos, em que se indicava, para cada molho banal ou para cada guisado e assado, a marca e o ano do vinho.

Sem comentários: