03 julho, 2007

Devaneios de jardim (IX)

1. Todos os dias leio no jornal um anúncio da Clínica dos Arcos, espanhola, apresentando em título "Tratamento voluntário da gravidez". Tratamento? Tiro no pé. É caso para a velha máxima, cuidado com os meus amigos, porque com os meus inimigos posso eu bem.

2. Leio sempre com agrado a página do provedor, no Público. A do último domingo aborda uma trapalhada em que o jornal mostra que a emenda pode ser pior do que o soneto. Um jornalista começou por escrever que a mulher de D. João III tinha sido D. Catarina de Bragança, que só viveu dezenas de anos depois, emendando a seguir para D. Leonor de Áustria, que foi sua pretendida mas roubada por D. Manuel (nunca leu El Rei Seleuco?).

Mas o que é importante nesta história exemplar é a pergunta de um leitor, que repete uma que também eu já pus a Rui Araújo: "A minha preocupação é a seguinte: se encontrei estes erros sobre um assunto que conheço, qual a fidedignidade de notícias de assuntos que não domino?"

Sem comentários: