30 maio, 2007

Nota gastronómica (VII)


Utensílios (in)dispensáveis

Fotografei alguns utensílios que tenho em casa e que podem dar grande discussão. Indispensáveis hoje? Substituíveis? Nos póximos tempos, vou escrever sobre todos. Para se identificar melhor, a coisa grande e redonda, em primeiro plano, é uma sertã de aço inox. Tinha uma muito melhor, de barro cru da vila, da minha terra, mas partiu-se num excesso de lume. Sobre a sertã inox, de pé, está um maçarico (que bem, posso fazer crocantes à moda!). Atrás, bem à direita, um sifão (que bem, posso fazer espumas à moda!) e, ao lado esquerdo, vermelha, uma "daubière". Continuando, não há que enganar, uma genuína cataplana algarvia. Na esquerda baixa, debruado a vermelho, um tapete siliconado de ir ao forno. Por brincadeira, em cima, um descaroçador.

Hoje fico-me pelo descaroçador. Qualquer cozinheiro sabe o jeito que dá e vende-se em qualquer loja dos chineses. No entanto, palpita-me que alguns dos meus leitores não o tem. Em próximas notas, vou tentar mostrar que, a ter de escolher apenas alguns destes, a minha hierarquia seria difícil, talvez começasse pelo descaroçador! E que até algumas das coisas mais na moda são provavelmente as mais dispensáveis e com alternativas, que vou apresentar.

Vejo agora que falta uma coisa importantíssima da minha cozinha, mas já não caberia na fotografia. O meu "wok", coisa essencial para quem quer cozinhar carnes e legumes "deep fried", à chinesa. falarei disto a proósito da sua prima cataplana. Também a minha frigideira especial, muito larga e baixa, a "paellera", o nome diz tudo. Merecia também fotografia, pelo valor estimativo, a minha última colher de pau, hoje peça de museu, pousada na borda da chaminé. Hoje, tudo é plástico siliconado, incluindo as tábuas de cozinha. As de madeira ainda estão a decorar.

À margem – Estas coisas são, habitualmente, oferta da minha mulher. Uma das últimas não cabe bem nesta categoria mas ocupa lugar destacado nos meus hoje indispensáveis: um jarro termos para o "iced tea" na mesa de cabeceira.

1 comentário:

sentieiras disse...

Boas, parabéns pelo blog.

E um alguidar em barro, que tanto servia para me dar banho em criança como para o vinho d´alhos da carne dos chouriços.
Pois é sou ribatejano a encostar ás beiras.