29 maio, 2007

Devaneios de jardim (II)

Notas soltas

1. Escrevi há dias sobre o sequestro de Ingrid Betancourt pelas FARC. Leio hoje que são 56 políticos e para cima de 900 outros sequestrados apenas porque são ricos e podem pagar resgates. Eu não tenho nenhuma balança de crimes, mas não tenho dúvidas de que este é hediondo. E não é da responsabilidade de talibans, de fanáticos islamistas, é de gente do nosso mundo ocidental, de cultura judaico-cristã.

2. O MCTES vai inspeccionar todas as universidades privadas, para verificar se cumprem os requisitos mínimos, hoje bastante complacentes. Para já, passam à história logo duas, a Independente e a Internacional. A proposta de lei do sistema de educação superior, agora em discussão, neste aspecto é muito positiva, muito mais exigente (por exemplo, pelo menos um professor doutorado por cada 30 estudantes), de tal forma que, contas feitas por alto, me parece que nenhuma universidade privada passa pelo crivo. Aí é que eu vou ver se há coragem.

3. Já toda a gente sabe que não há autarca que não barafuste contra tudo o que ponha em causa situações adquiridas da sua cidade ou vila, por surrealistas que sejam. Agora, com o encerramento do pólo da Figueira da Foz da Universidade Internacional, passa-se o mesmo. São umas poucas centenas de estudantes, enganados, a meia hora de Coimbra e da sua universidade. Há milhares de estudantes residentes em Sintra ou Cascais que demoram muito mais a chegar às suas universidades em Lisboa.

Sem comentários: