29 maio, 2007

Nota gastronómica (VI)

Acompanhamentos simples

Referi-os a propósito das também simples salsichas frescas, em nota recente. Não pensem que janto todos os dias de alta qualidade, o que não significa que não tenham de ser bem feitas. Esqueci-me de um acompanhamento frequente cá em casa, de que gosto muito, aprendido com uma velha amiga belga, o "stoemp".

É um puré de legumes tradicional da cozinha flamenga (desconheço se também se usa na Holanda). Pode-se usar uma grande variedade de legumes, tudo o que se tem em casa ou na horta (será que algum dos meus leitores ainda tem uma horta?). Normalmente, faço-o só com batata, cebola, cenoura e alho francês. Outras vezes, incluo também batata doce (que não tem nada de belga) e substituo a cenoura por abóbora. A minha amiga usava muito o nabo, mas eu não sou grande apreciador.

Aqui vai a receita, sem precisar de grandes recomendações técnicas a quem saiba fazer um banal puré de batata. Refogar num fundo de manteiga uma cebola picada (também acontece acrescentar um dente de alho pisado e picado) e, quando alourada mas não demasiado, juntar 500 g de cenouras às rodelas e a parte branca de dois alhos franceses, às rodelas grossas, podendo também acrescentar-se outros legumes. Temperar com sal, pimenta, tomilho e salsa picada, cobrir com água só até à altura dos legumes e deixar cozer em lume brando, cerca de meia hora. Entretanto, cozer 500 g de batatas, em água com sal, sem as deixar desfazerem-se demais. Derreter 125 g de toucinho gordo ou 3 cs de banha. Juntar às batatas e aos legumes escorridos e passados no "passe-vite" e fazer puré, com leite suficiente.

Sem comentários: