23 maio, 2007

Cumprindo Bolonha


Esta figura, aparecida no Público, mostra a taxa de efectivação do processo de Bolonha, medida em percentagem de universidades que adoptam o esquema de dois ciclos (três, se contarmos com o doutoramento). Dê-se desconto ao facto de o mapa ser muito incompleto, ficando por colorir, provavelmente a castanho, os mais modernos de Bolonha, como a Rússia, a Ucrânia e os países caucasianos.

Mas quero salientar é outra coisa, o nosso grupo, dos castanhos claro (50-70% de aplicação de Bolonha), a destoar dos laranjas e vermelhos (incluindo a Turquia, pasme-se). No entanto, repare-se que estão da mesma cor de Portugal a Espanha, a Alemanha e a Suécia. Isto é um bom alerta para a necessidade de analisarmos sempre com cuidado as coisas demasiadamente impressionistas, como é uma figura destas.

Podíamos dizer que a Espanha "é cá com'a gente". É meia verdade. Há factores de desleixo, de ineficiência do debate, mas principalmente, o facto de que foi longamente discutida a opção entre o 3+2 ou o 4+1, acabando este por prevalecer, concorde-se ou não (na prática, um 4+2 muito pouco bolonhês, mas os espanhóis são gente de coluna). Mas não se iludam: uma vez adoptado o sistema, estou convencido de que as universidades espanholas vão avançar a todo o vapor e que, para o ano, o mapa tem cor muito diferente.

E a Suécia, não é espantoso, o seu atraso? É que eles são nordicamente teimosos, acham que, no essencial, o seu velho esquema já é compatível com Bolonha e que o que falta não merece uma reforma apressada do sistema. Pior ainda, a Alemanha (com a Áustria a reboque)! Aí, a situação era a oposta, a de um sistema só de um nível e cursos longos que faria da passagem para Bolonha uma enorme revolução. Por isto, o processo tem sido cauteloso, opcional, com grande experimentalismo e, principalmente, com grande atenção ao paradigma de Bolonha muito mais do que ao simples esquema formal. Imagino o que diz uma grande universidade alemã: "2010? E se for 2015, quem é que nos castiga? Expulsam-nos do processo de Bolonha?"

Estão a ver como "as iludências aparudem"?

1 comentário:

Virgílio A. P. Machado disse...

Castigam, sim senhor. Mandam a Suécia para o Norte da Europa e a Alemanha para o Centro.