17 janeiro, 2007

Podem-me explicar, se não custar muito?

Anuncia-se que o Ministério da Educação quer reduzir a um único o número de professores de cada aluno do 2º ciclo do ensino básico, nas disciplinas nucleares. Um mesmo professor para português, matemática, ciências naturais, língua estrangeira e história. Felizmente, não sou técnico de educação e falo apenas com base no senso comum e na memória ainda não perdida de um filho tardio, a estudar no 2º ciclo ainda há menos de uma dúzia de anos.

A exigência de conhecimentos/conceitos específicos em cada disciplina, no ensino deste ciclo, já é notória. Como é que os futuros professores os vão adquirir? Pela rama, nas escolas superiores de educação? Saltando de faculdade em faculdade? Durante quanto tempo? Ou terão formação específica numa disciplina mas serão chamados a leccionar as restantes?

Vou falar do que me é mais próximo, as ciências da natureza e apenas das ciências da vida. No 5º e 6º ano, a meu ver, o aluno tem que compreender os fundamentos da vida (nutrição, crescimento, reprodução). Deve ter algumas noções da saúde e da higiene, deve valorizar a biodiversidade e estar alerta para a biologia comparada, deve começar, tão cedo quanto possível (se é que não no 1º ciclo) a sua educação ambiental. É um professor de história que lhe vai ensinar isso?

E, já agora, esta medida não tem nada a ver com redução de custos de pessoal (a menos que se mantenha o rácio global) ou com coisas burocráticas, como a simplificação dos concursos de colocação?

Como bom método, dou sempre o benefício da dúvida, admitindo a minha ignorância. Mas há coisas que me parecem tão absurdas que, pelo menos, exijo que me sejam muito bem explicadas, tintim-por-tintim. Mais ainda quando se está a jogar com o futuro de todos nós, e com o mais importante desse futuro, os nossos filhos.

1 comentário:

Unknown disse...

«Um mesmo professor para português, matemática, ciências naturais, língua estrangeira e história»

Não estou certo que seja esta a intenção. Neste momento o ensino do inglês no 1º ciclo e feito com professores especiais.