14 outubro, 2007

Nota gastronómica (XXXIII)

Atum dos Açores

Hoje, vou criticar David Lopes Ramos pela sua crónica na P2 do Público (claro que estou a brincar). Sugere uma receita de pimentos piquillo com atum. A receita é muito simples mas sugestiva e hei-de a experimentar. Alho laminado frito em azeite, cortado com vinagre, temperado com cravinho, em molho a temperar os pimentos, cobertos com cebola crua, atum e ovo cozido picado. Se fosse na minha terra, juntava-lhe um toque de malagueta e de açaflor.

DLR diz, e com razão, que isto só com atum de conserva da melhor qualidade. O que "critico" é que não tenha dito que, pelo menos para mim, isso só atum dos Açores. Os japoneses, os grandes apreciadores, lá sabem, sempre com os seus navios nos mares dos Açores. As traineiras açorianas despejam-lhes directamente o atum, no mar alto, nem vão a terra vendê-lo. Note-se que se está a passar o mesmo, com outros peixes, em relação a navios espanhois matriculados em Vigo ou na Corunha.

Há duas marcas importantes de conservas nos Açores. Tradicional, a Corretora. Não encontro cá. Outra é uma marca continental muito conhecida, que só trabalha com atum açoriano. Não vou referir, porque não faço publicidade gratuita, mas até já escrevi sobre ela. Procurem.

Sem comentários: