05 outubro, 2007

Nota gastronómica (XXX)

Hoje vai receita adaptada, com base numa ideia de uma amiga de uma amiga de uma amiga, etc., da minha mulher:

Canja carilada
Para a canja. Miúdos e asas de 1 frango do campo, 1 cebola, 4 cravinhos, 2 dentes de alho, 1 folha de louro, sal, pimenta preta, 1 cs de manteiga.
Para a sopa. 1 abóbora de cabaça, grande (ou o equivalente de qualquer outra abóbora); 1 cebola grande, aos gomos ou rodelas; 1 dente de alho pisado; 1 c. chá de raiz de gengibre ralada, ou o equivalente em pó; 1 cabeça de nabo, aos cubos grossos; 1 colher de sobremesa de pó de caril ou de "garam massala" preparado a fresco; 250 g ou uma lata de leite de coco.
2 ovos.
Cozer as peças de frango em água (não esquecer, quando digo água é sempre água de nascente!) com a cebola picada com os cravinhos, e os outros ingredientes. Esmagar o fígado num pouco de caldo.

Ferver bem todos os ingredientes da sopa, excepto o leite de coco, em canja um pouco diluída com água, e, no fim, moer e ajustar com água para creme ligeiro. Juntar o leite de coco e um pouco do fígado moído e deixar ferver mais cinco minutos.

Cozer os ovos, aproveitando só as gemas, cortadas a meio, pelo lado maior.

No centro do prato, metade de uma gema. À volta, alguns farrapos finos do pescoço e asas do frango, tudo regado com a sopa.

"Garam massala" é a designação hindi para o caril caseiro. Falarei sobre ele um dia destes, até porque é coisa que me diverte fazer e ensaiar.

(Adicionada à minha página de receitas)

Sem comentários: