29 março, 2007

Santa ignorância!

O Público trouxe ontem um trabalho interessante sobre a informação no arquivo da Pide acerca de Miguel Torga. O autor é um jornalista para mim desconhecido, Sérgio C. Andrade. Deve ser de fornada jovem, para cometer um erro clamoroso, em repetição.

O que eu não sabia era da capacidade divinatória de Torga, antecipando acontecimentos vinte anos antes. Logo no início, uma cronobiografia política, entre 1907 (data do nascimento, o que não é elemento de cronobiografia "política", mas adiante) e 1995. O ano de 1947 merece destaque, porque é nesse ano que Torga integra a comissão de auxílio ao dr. Mário Soares, deportado para S. Tomé!

Gralha, pensei eu, não vamos agora levar tudo muito a rigor. Deve ter sido troca de 6 por 4, embora nem isso batesse certo, porque a deportação foi em 1968, não em 1967. No entanto, virando a página e passando ao texto, lá vem outra vez a deportação de Mário Soares para S. Tomé em 1947! E até vêm outros nomes, como Zenha, Cardoso Pires ou Fernando Vale. Dislate total é ainda o jornalista concluir, com isto, que esse apoio de Torga a Soares foi, assim, uma das suas primeiras intervenções políticas. Vai mal, o Público.

P. S. (18:45) - como de costume, é lá no cantinho obscuro que, vejo agora, "o Público errou".

Sem comentários: