17 março, 2007

Do plágio à incompetência

Depois do caso vergonhoso de plágio em que esteve envolvida recentemente a jornalista Clara Barata, do Público, pensei que nunca mais ouviria falar dela. Enganei-me, li-a ontem e a dizer asneira.

Título bombástico. "Em busca de alienígenas no Pólo Sul". Parece que poderão ser encontrados microorganismos muito estranhos nos lagos líquidos que se preservam, na Antártida, sob espessas camadas de gelo. Afinal, nada de muito estranho. Também há bactérias que vivem deliciadas na água a ferver dos ambientes vulcânicos, como os das caldeiras das Furnas. São a classe de microorganismos a que chamamos extremófilos, os que gostam de condições extremas.

Mas o que é que isto tem a ver, directamente, com alienígenas? Nada, excepto na compreensão deficiente da jornalista em relação ao que lhe disse o investigador Sabit Abyzov. Apenas uma vaga ideia, por analogia, do que poderiam ser eventuais formas de vida em planetas como Europa e Ganimedes, satélites de Júpiter, que se suspeita que também tenham grandes lagos cobertos por espessas camadas de gelo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sem querer ser picuinhas, parece-me que também estás a ser algo "bombástico" quando dizes que os extremófilos "gostam" de condições extremas... ;)

Que tal: "Foram seleccionados para viver em condições extremas?"

Abraço

P Vieira

JVC disse...

Touché! tens toda a razão. E logo eu qu, ainda ontem, numa aula de virologia, alertava os meus alunos para o erro de coisas como "os vírus têm interesse em..."