05 outubro, 2006

Vacina contra a gripe

Ainda não chegámos ao inverno e as vacinas para a gripe sazonal, as que se tomam anualmente, já se esgotaram. A maioria dos leitores que viram esta notícia não se deve ter apercebido de duas coisas que vêm logo à cabeça de um velho virologista.

É evidente que esta corrida à vacina, que nunca se viu em anos anteriores, tem a ver com a gripe das aves. Efeitos da mediatização. Foi coisa de que falei aos meus alunos, há dias. Fui ao Google e verifiquei que havia 28 milhões de referências à malária e 8 milhões de referências à gripe das aves. Mas sugiro que acrescentem à pesquisa a palavra "death" e obtêm uma informação totalmente contraditória: 2 milhões de mortes por ano por malária, enquanto que, em toda a sua existência, a transmissão da gripe das aves ao homem causou cerca de 200 mortes. Mais, obviamente a vacina antigripal não tem qualquer efeito protector contra essa transmissão. No entanto, as pessoas reagem emocionalmente. Como introduzir alguma racionalidade e capacidade crítica da informação neste nosso mundo mediatizado?

Daí vem a minha segunda observação, sobre o papel dos médicos. É vulgar dizer-se que temos má medicina, por culpa do sistema, mas muito bons médicos. Em geral, concordo. Mas esta vacina que está a ser vendida ao desbarato é receitada por médicos, que deviam saber que ela só se justifica numa pequena percentagem da população: idosos, doentes cardiopulmonares, diabéticos, imunodeprimidos. Muitos destes, os que realmente precisam dela, encontrarão agora a vacina esgotada. Ainda por cima, estes médicos penalizam economicamente o doente, porque a vacina não é comparticipada. A Ordem não tem nada a dizer?

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro JVC:

Tenho lido algumas das suas criticas sobre variados assuntos muito interessantes e até polémicos.
Mas não vi nenhum comentário sobre um tema que ja muito foi debatido mas sempre esquecido por maior parte da população. Como tal gostaria de saber a sua opinião. O assunto é: a legalização da medicina alternativa.

Com os maiores cumprimentos

JVC disse...

Fica agendado