05 outubro, 2006

5 de Outubro

Ao escrever a última entrada, reparei na data, ainda nem me tinha lembrado. É natural, porque a revolução republicana nunca me disse muito, apesar de reconhcer o que foram os grandes avanços políticos e sociais que dela decorreram. Quem, como eu, reflecte sobre a educação superior não pode esquecer a reforma de 1911.

No entanto, embora não sendo historiador, diz-me muito mais a revolução de 1820, como rotura histórica. Mas quem fala dela? Quantos alguma vez ouviram falar do Sinédrio ou de Fernandes Tomás? E se conhecem Gomes Freire é porque o "Felizmente há luar" é hoje leitura obrigatória no secundário.

Confesso uma ignorância. Não sei de cor que data associar à revolução de 1820. Vou ler e propor que substitua o 5 de Outubro como feriado nacional.

4 comentários:

VFS disse...

No blogue "O Canhoto", um texto do Paulo Pedroso sobre o cariz serôdio do hino. Indubitavelmente belicista. Uma recordação apropriada, neste dia em que se comemora a implantação de uma República que, no afã da revolução, quis purgar Portugal de todos os resquícios monárquicos e atavismos vários. Missão quimérica. Entre muitos aspectos, como um dia o João alertou, amgustia-me a extirpação do "Azul e branco" da bandeira.

J.P. Cravino disse...

Só para dar uma ajudinha, a revolução de 1820 teve início no Porto a 24 de Agosto. Mais informação em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolução_do_Porto

A sugestão é interessante, mas trocar o 5 de Outubro pelo 24 de Agosto esbarrará certamente numa questão puramente pragmática: Agosto é tradicionalmente mês de férias, mais um feriado não vem ajudar grande coisa, mas em Outubro...

JVC disse...

O José tem toda a razão. Mais um feriado em Agosto!? O Compromisso Portugal aprovaria, mas eu não vou ao beato :-)

Vítor, quanto ao hino, acho que não há nada a fazer. Afinal, a letra da belíssima Marselhesa também está datada. Pior é o azul e branco, as nossas cores simbólicas desde os primórdios. Ainda por cima, a ideia do Columbano, quem diria, é um atentado ao mau gosto. Bem protestou Guerra Junqueiro, que propôs a coisa mais sensata, apenas retirar a coroa da bandeira. hoje é tarde demais, mas envergonho-me sempre ao ver a nossa bandeira hasteada ao lado das restantes da UE.

VFS disse...

João, ontem publiquei um outro comentário, logo após o seu, mas não o vislumbro. Se bem me lembro, havia concluído com sucesso o processo de publicação.