12 outubro, 2008

Enquanto não encontro um sapo ou um príncipe desencantado que desperte a nossa FCT da sua sestazinha plurianual, pelo menos, para publicar os resultados das Avaliações das Unidades de Investigação pertinentes ao longínquo triénio 2004-2006,... já lá vão 9 meses e muito tal (já um verdadeiro «parto de égua») das avaliações pelos júris internacionais, «achei» muito boa ideia enriquecer um portfólio restrito de projectos inovadores, à nossa moda - isto é, copiar umas quantas as ideias dos outros pela internet afora!
A «minha» genial e «originalíssima» ideia incluía ocupar todas as cotas disponíveis dos possíveis eixos dos zzzz... com plantações horto-frutícolas ou horto floricultura em arranha-céus, na progressista linha da vertical farming; um skyscraper, de 20 a 100 andares, por cada sub e hipermercado - façam lá as vossas continhas...
Depois, para além do entusiasmo característico dos empreendedores nacionais, pensava atrair para esta «minha ideia totalmente inovadora» investidores de nomeada, e tinha até colocado a Sonae num lugar cimeiro da minha lista de potenciais parcerias para o efeito.
Queria à viva força também - o que me está a cheirar tornar-se no objectivo nacional dominante, um sub-prime só meu, ...vá lá,... quanto muito... magnanimamente só «nosso»...Mas... Mas... depois de executar uma exaustiva pesquisa sobre o estado da arte do assunto cá do sítio, verifiquei que afinal esse meu potencial parceiro para aquele «meu projecto», estava já engajado com a Quercus, numa linha concorrente, a da «nova agricultura urbana nacional» mas a tradicional dos eixos x e y.
Bom,... Agora vou mudar o meu objecto de investigação - vou «desenvolver» um vinho frutado qualquer, com um flavor de umas bagas em extinção...desde que seja muito caro!
Não precisa sequer de ser uma zurrapa razoável, basta ser muito caro, e ter um rótulo catita colado ou apenso!
Desmoralizante?
Não!
São contingências estruturais, estas sim, são exclusivamente nossas!

Sem comentários: