31 janeiro, 2008

Cuidado com inovações, porque a roda já tem mesmo patente

Fico muito desconfiada de pessoas e/ou instituições que, sempre que fazem qualquer coisinha da qual pura e simplesmente desconhecem os percursores se auto-nomeiam como pioneiros e, de preferência, os seus anúncios sobre a suposta inovação são propalados para uma qualquer plateia de comunicação social, menos cuidadosa e deslumbrada.
Novidades velhas têm o condão de me irritarem, sobretudo, quando se pretende desvanecer protagonismos alheios pouco convenientes....
Esta semana, o senhor Paulo Ferrão, identificado como director português do programa MIT-Portugal, tem a distinta lata de dizer publicamente, durante um entrevista concedida à RTP2, que "a atribuição de diplomas conjuntos é uma novidade em Portugal"- confirmar num vídeo publicado pelo Blog de Campus.

Dava-lhe jeito ser "proprietário" dessa inovação, senhor Paulo Ferrão? Que peninha! Atrasou-se uns anos!

Essa dos diplomas conjuntos pode ser uma novidade para algumas pessoas mas, em Portugal, não é! Antes pelo contrário, é já velhíssima (12 anos)!
Essa novidade foi de facto uma novidade, em Portugal e na Europa, em 1996, quando se iniciaram negociações para o curso (Europeu) de Informática do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, que veio a ter os seus primeiros alunos formalmente inscritos, salvo erro no ano 2005/2006, tais foram os atropelos oriundos de todos os azimutes, para a institucionalização do referido curso de formação inicial.
Mãe de todos os azares, Senhor Paulo Ferrão, trata-se de uma instituição politécnica ....

Caro senhor Paulo Ferrão da próxima vez, que quiser anunciar novidades deste teor, informe-se previamente, na DGES, no MCTES ou nos registos do GPAERI, ex-OCES, ou estas possibilidades de se documentar, devidamente, sobre estes assuntos, para o Senhor, são também novidades?

E já agora, antes que haja mais mais outra qualquer tentação nacional, à cautela, e para os devidos efeitos, divulgo aqui que a patente da roda é Australiana também foi já publicada em 2 de Agosto de 2001.

Sem comentários: