24 julho, 2008

"spanish moss"

Fico empolgadíssima por ter ficado a saber que, em Portugal, Plantas e Animais humanos ou não, somos todos, mas todos mesmo, "autotróficos", tal como dizem alguns entendidos sobre a plantinha cinzenta da fotografia - "Spanish moss".
ISTO É QUE É UM AVANÇO PARA O CONHECIMENTO!
.
Como é que eu sei, perguntar-me-ão?
1- Por aqui:
Sei porque o Senhor Ministro da Ciência e Ensino Superior não se cansa nunca de falar em Investigação e dentro desta da Alimentação. "16/07/2008. UE: Mariano Gago participa em reunião de Ministros da Competitividade responsáveis pela investigação"
Extracto:
Os participantes, que procurarão chegar a acordo sobre as linhas de desenvolvimento do Espaço Europeu de Investigação até 2020, deverão produzir um documento preliminar de estratégia, na sequência das conclusões sobre o Futuro da Ciência e da Tecnologia na Europa, adoptadas em Dezembro último por iniciativa da presidência portuguesa. Os ministros tratarão ainda especificamente da investigação necessária em domínios como a alimentação e os ecossistemas, a energia e as alterações climáticas, a saúde e o envelhecimento, e a sociedade da informação.
2. E porque não estamos nem fomos sequer representados em lado nenhum aqui(s):
Assunto: delineamento de estratégia de Investigação Agrária no quadro da União Europeia
1- Portal do “Standing Comittee on Agricultural Research portal – SCAR net”
http://mail.esac.pt/exchweb/bin/redir.asp?URL=http://ec.europa.eu/research/agriculture/scar/index_en.cfm?p=3_foresight
2. Relatório “FFRAF report: foresighting food, rural and agri-futures” in: http://ec.europa.eu/research/agriculture/scar/pdf/foresighting_food_rural_and_agri_futures.pdf
(anexo: foresighting_food_rural_and_agri_futures.pdf)
3. Página da Conferência "Towards Future Challenges of Agricultural Research in Europe"; 26-27 June 2007, Brussels.http://mail.esac.pt/exchweb/bin/redir.asp?URL=http://ec.europa.eu/research/conferences/2007/scar/index_en.htm
4. Proceedings da Conferência "Towards Future Challenges of Agricultural Research in Europe” in: http://mail.esac.pt/exchweb/bin/redir.asp?URL=http://ec.europa.eu/research/conferences/2007/scar/pdf/conference_report_en.pdf
(anexo: conference_report_en.pdf)
.
Ora, como todos temos a distinta lata de falar à boca cheia em investigar, inspeccionar, apreender, vender e comprar, produtos alimentares sem cuidar de saber as suas origens ou como se produzem alimentos, só poderemos estar a especializarmo-nos em viver do fixarmos do ar!
E digo-lhes mais, meus caros e raros leitores, até estamos a ficar muito competentes neste domínio e, alguns de nós, como a minha própria pessoa, são até competentíssimos!
.
Sabiam isto? Ah! Meus amigos, eu também não!

Sem comentários: