13 dezembro, 2007

Nota gastronómica (XLIV)

Lebre com feijão branco à minha moda

Ofereceram-me uma grande lebre, ainda com pelo e a ferida visível do tiro. Nunca tinha cozinhado lebre, só estava familiarizado com cozinhar o coelho bravo da minha terra, habitualmente frito e com um molho de desglaciar a fritura. Também, excelente, de escabeche, como vem no meu livro. Com o meu irmão DVC, meu alter ego gastronómico, desafiámo-nos a uma lebre com feijão, mas foi aventura difícil.

Começa logo por se distinguir feijoada de lebre e lebre com feijão. Não são exactamente a mesma coisa. No segundo caso, o que me interessava, o feijão é quase só acompanhamento final, sem dar demasiado sabor ao prato, ao contrário de uma feijoada tradicional (e por isto é feijão branco).

Depois, uma boa compilação de receitas mostrou-me diferenças assinaláveis. E não eram só receitas de net, eram de um famoso restaurante alentejano, de um gastrónomo reputado, de recolhas de regiões turísticas e até de uma amiga, boa cozinheira e mulher de um caçador alentejano. Verifiquei, assim, que não há uma receita "canónica". Portanto, mais uma para a colecção, resolvi fazer uma rapsódia do que achei melhor. Não digo se ficou a melhor que já comi, mas garanto que, para meu gosto e do DVC, ficou muito recomendável (para ser modesto). Como de costume, podem sacar a receita do meu "site".

Nota - Quase por automatismo, ainda pensei num toque de tempero com alecrim e carqueja. Asneira, isto é o que uso para disfarçar coelho manso, bicho horroroso, que só vai também com grande carga de cozedura com a vinha de alhos. Para lebre não, coisas a mais é só estragar o seu magnífico sabor de caça.

4 comentários:

M.C.R. disse...

As gatinhas Ingrid Bergman e Kiki de Montparnasse cumprimentam o gato Peúgas. O hospedeiro das supracitadas cumprimenta o hospedeiro do supracitado.
Muita água na boca!

Glicéria Gil disse...

Agora já sabe cozinhar lebre à moda do Alentejo (com alguma criatividade diga-se!). Obrigada pela receita! Nunca a tinha cozinhado com nabo...

JVC disse...

Lamentavelmente, o Peúgas não dá muito por gatas, depois de uma malvadeza que lhe fizeram.

JVC disse...

A adição de nabo não é muito vulgar mas apareceu-me em duas receitas. Acho que resulta bem, suavizando algum sabor de "bravo". Também o vi numa receita de lebre com grão. Pelos vistos, receitas não faltam, pode faltar é lebre.