28 setembro, 2008

A Madeira de que tanto gosto...

A Universidade da Madeira (UMa) desperta-me sentimentos contraditórios. A ela dediquei muito e estimulante trabalho, com um projecto inédito em Portugal de educação liberal. Lá conheci colegas de excepcional qualidade, de que destaco, com toda a justiça, Nuno Nunes e José Castanheira da Costa. Ao mesmo tempo, é uma universidade que se expõe ao público da pior maneira. Agora, em vários sítios da “net”, chama-se a atenção para um inconcebível processo de nomeação definitiva de um professor auxiliar. Vejam aqui e aqui toda a história.

Isto envolve duas personagens bizarras. Primeiro, a directora do Departamento de Ciências de Educação, Jesus Maria Sousa, pessoa que não tenho o desgosto de conhecer pessoalmente mas que, lamentavelmente, bem conheci como intransigente opositora da nossa proposta de reforma da UMa. Especialista em ciências da educação, só não percebo como é que as universidades de Harvard, Cambridge, Oxford, muitas mais, adeptas do modelo da educação generalista e integral, nunca repararam nesta senhora, ainda por cima notável por, em espaço de meses, dar um parecer entusiasticamente favorável e depois pedir para o retirar, substituindo por um parecer negativo. Só não digo que já chegámos à Madeira porque é muito injusto para todos os colegas de grande qualidade que lá conheci.

Depois (ou antes) o reitor especialista em disparates, Pedro Telhado Pereira (e que telhado de vidro ele tem!…). Começou por quase fracturar a universidade, quando demitiu o vice-reitor Nuno Nunes e fez um braço de ferro tonto com o resto da equipa reitoral, levando à sua demissão. Depois, a história triste que identificou na opinião pública a UMa com um certo lóbi (é pena que já não esteja na “net” o “site” pessoal de um dos vice-reitores). Mais recentemente, os conflitos insensatos com os membros externos da assembleia dos estatutos. Finalmente, a coisa inconcebível de, sendo ainda reitor de uma universidade, estar envolvido numa história pequenina de concurso a um lugar de professor de uma escola do continente. Mas o que é verdade, meus caros amigos madeirenses - e desculpem-me a provocação amiga - vocês é que o elegeram!

P. S. (19:54) - E há mais, segundo mensagem acabada de receber da Madeira.

3 comentários:

PJ disse...

A reforma na qual trabalhou para a Universidade da Madeira foi ou não implementada?

PJ disse...

A reforma na qual trabalhou para a Universidade da Madeira foi ou não implementada?

JVC disse...

Infelizmente não, a não ser, tanto quanto foi possível e de forma limitada no Dep. Matemática e Engenharias.