24 maio, 2008

Nomeações

Já se conhece a composição do conselho de curadores da agência de avaliação do ensino superior. Como já estou preparado para coisas estranhas que vêm do MCTES, não fiquei surpreendido. Presidente, Gomes Canotilho. É figura de alta respeitabilidade mas nunca li qualquer palavra sua sobre a educação superior, muito menos sobre avaliação. Outro membro, hoje inevitável seja para o que for, o homem para todas as ocasiões, João Lobo Antunes. Deste já li alguma coisa redonda mas mais valera que não tivesse lido. E ainda tem tempo para mais cargos?

Entretanto, foram rejeitados pelo ministro dois nomes propostos, de duas das pessoas em Portugal com maior experiência em avaliação, Adriano Moreira e Sérgio Machado dos Santos, este último seguramente o de maior experiência internacional entre nós (claro que falo de avaliação a sério, não do turismo de avaliação que muitos fazem, por este mundo fora). Não dá para entender.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Professor Canotilho tem experiência, mas não pelas melhores razões: presidiu à criticável comissão de avaliação dos cursos de Direito, em que as antigas universidades públicas (Coimbra e Lisboa) se avaliaram mutuamente e se colocaram no primeiro lugar, tendo-se recusado a publicar os diferentes relatórios na internet...