23 maio, 2008

Cátedra à anglo-americana

É uma das universidades agora em crise financeira, a de Évora, que nos dá notícia de uma coisa inovadora entre nós.
“Cátedra Rui Nabeiro: A Universidade de Évora e a empresa Delta Cafés acordaram a criação da Cátedra Rui Nabeiro destinada à promoção da investigação, do ensino e da divulgação científica na área da Biodiversidade. Trata-se da primeira Cátedra instituída por uma empresa, em Portugal.

A Universidade de Évora e a Delta Cafés compartilham a visão de que a geração actual é usufrutuária de um património natural e que lhe incumbe a responsabilidade de o legar às gerações futuras em condições que garantam a sustentabilidade da vida humana. 
Nesta perspectiva, a Universidade de Évora e a Delta Cafés entendem que é necessário desenvolver esforços no sentido da preservação do ambiente e, em particular, da fauna e da flora, bem como antever os cenários que poderão resultar das previsíveis alterações climáticas e das constantes intervenções antropogénicas decorrentes do desenvolvimento das sociedades humanas. 
O Titular da Cátedra Rui Nabeiro será seleccionado internacionalmente entre investigadores de elevado mérito científico, pelo período de cinco anos.

Isto é prática comum em muitas universidades estrangeiras, principalmente as anglo-saxónicas. Em muitos casos, há um grande factor de prestígio pessoal associado à atribuição da cátedra, como é o caso do Cavendish Professor of Physics, de Cambridge. Há anos, tentei que os descendentes de grandes figuras do meu instituto patrocinassem uma cátedra com o nome do seu avô. Nada consegui.

Tinha alguma razão para me empenhar nisto porque, ainda antes, tinha proposto a uma universidade que me consultou uma coisa semelhante. A ideia era a de criar lugares de professor em sabática activa, estrangeiros de grande prestígio, num “pacote” que incluiria, para além do salário e despesas de viagem e instalação, o financiamento de um projecto de investigação, a concessão de facilidades laboratoriais e a atribuição de uma bolsa de “postdoc” e 2-3 bolsas de doutoramento. Também não foi avante. Infelizmente, já estou habtuado a ver boas propostas irem para o cesto dos papéis.

PS (26.5.2008) - Desconhecia que a Universidade Católica (Faculdade de Direito) também já tinha uma cátedra Miranda, patrocinada pela firma de advogados Miranda, Correia, Amendoeira e Associados, cujo titular é  o Prof. Jan Dalhuisen (King's College de Londres). 

Sem comentários: