16 agosto, 2007

Um exemplo notável

Esta nota é-me suscitada por um anúncio recente de recrutamento de 24 doutorados para os Açores, como bolseiros. Para além dos fundos comunitários distribuídos por todas as regiões portuguesas, as regiões autonómas ainda dispõem de fundos próprios, que podem usar com grande flexibilidade.

Com estes recursos, o governo açoriano deu importância à ciência e tecnologia, não só ao betão. Criou uma direcção regional, que inicialmente até estava na dependência do presidente do governo regional. Entre outros domínios de acção, destacou-se o das tecnologias da informação, de tal forma que os Açores eram recentemente a segunda região portuguesa em taxas de implantação e utilização das TI.

Ao lado da direcção regional, funciona um fundo regional da ciência e tecnologia, uma mini-FCT regional, com papel de relevo no apoio a projectos regionais. É este fundo que agora abre concurso de bolsas para 24 doutorados. Para uma região de 250.000 habitantes, é de assinalar. Mais ainda se considerarmos que o principal acolhedor será a Universidade dos Açores. Estes novos doutorados representarão 14% dos actuais professores e investigadores da universidade.

Chapeau!

Sem comentários: