25 agosto, 2007

Jornalistas incultos


Já nos habituaram a tudo: ignorância, erros factuais, incapacidade de criticar as fontes, pontapés na gramática, até erros ortográficos crassos. Também outra coisa muitas vezes manifesta, uma espantosa incultura.Vem isto a propósito de uma efeméride assinada por J. A. C., que desconheço, no Público, sobre o aniversário dos "yellow cabs" nova-iorquinos.

O homem é "erudito", como hoje são muitos, à custa do Google e da Wikipedia, à falta de uma razoável biblioteca e de muita leitura. A croniqueta traz toda a história e refere os principais filmes em que os táxis apareceram com destaque. O mal é que o jornalista nunca ouviu falar de um filme célebre, "Taxi driver", de Scorcese, onde eu conheci Robert de Niro creio que pela primeira vez. "Are you looking at me?"

P. S. (27.8.2007) - Reparo agora que enganei na deixa. É "are you talkin' to me?"

1 comentário:

GMaciel disse...

Estranha omissão, de facto, pois é de um clássico da antologia cinematográfica que fala.
Enfim, sobre a incultura ainda passo ao lado, desde que se lembraram de fazer resumos comentados de grandes obras da literatura portuguesa para facilitar a vida aos estudantes, que o acto de ler entrou em vias de extinção, mas usar tão mal a ferramenta principal da profissão de jornalista, a língua mátria, é que é indesculpável.