27 agosto, 2007

A resposta a Vital Moreira

Prometi que respondia hoje ao Vital Moreira. Mas também fui prevendo que não era coisa para simples nota. Acabou por ser um texto aprofundado de várias páginas, publicado como artigo no meu sítio. Para quem tiver interesse e pachorra de ler, é "Modelos de governação universitária - um ou dois conselhos?".

Fiquei provocado pela brevidade bloguística da resposta de Vital, "discordo do modelo monista, prefiro o dualista". Esta afirmação tem dúzias de interpretações possíveis. Estas coisas não se podem tratar como "sound bites" (não estou a dizer que VM o faça, apenas a justificar as minhas várias páginas). Mesmo um fim de semana inteiro de trabalho sobre este assunto é para quem já digeriu muito jantar com esta ementa. Mas que seja uma semana, é tempo demais para um ministro ter estudado um pouco a "corporate governance", antes de legislar?

Com isto, fica em dívida a promessa de comentário aos empréstimos. Desculpem lá o atraso, que o fim de semana não deu para tudo.

Sem comentários: