19 novembro, 2006

Notas soltas, da leitura dos jornais

Do Público.

1. Continua a publicidade ao livro de Santana Lopes. O homem é um elemento ainda vivo da galeria deliciosa das personagens políticas queirozianas. Só a Caras lhe devia fazer publicidade. Infelizmente, o meu jornal alinha.

2. André Freire responde a Vital Moreira, sobre se o PS é de esquerda. Com toda a estima que tenho, em regra, pelos escritos de vital Moreira, vou mais por André Freire. Vejam a minha entrada de ontem e a promessa de escrever no próximo sábado sobre este assunto.

3. Sempre a Madeira (e não pensem que eu, ilhéu, sou anti-autonomia, muito pelo contrário).
O Governo Regional da Madeira adjudicou à Controlmedia, empresa propriedade de Jaime Ramos e administrada pelo seu filho, Jaime Filipe, ambos deputados do PSD, sendo o primeiro líder parlamentar e o segundo líder da JSD, a planificação da campanha promocional da Madeira como destino turístico junto do mercado continental. O contrato, orçado em 644 mil euros, tem a validade de dois anos e foi feito após concurso público ganho pela empresa do deputado. Um negócio que só é possível porque a Madeira se excluiu do regime de incompatibilidades em vigor no Continente e nos Açores, que impedem os detentores de cargos públicos de realizarem negócios com o Estado.
Sem comentários.

4. Morreu Sottomayor Cardia. Não sou dos que, nos obituários, omitem qualquer critica. Cardia tem muita coisa de excelente: a coragem intelectual e física (leia-se, resistência à tortura), a reflexão permanente e rigorosa, com reajustamento das suas posições políticas, a coragem da decisão contra as tendências gerais. Mas critico-lhe o sectarismo e intolerância, dos tempos em que o conheci, PCP e Seara Nova. Também as suas leis universitárias, reconvertido ao respeito pelas hierarquias, então medíocres.

5. O protocolo de Quioto, sobre o aquecimento global, vai ser reavaliado. Já o leram? O que há para reavaliar, senão a subordinação aos países desenvolvidos, a começar pelos EUA, que não o subscreveram?

E do Expresso.

6. Na Única, uma reportagem sobre o casal Annan. Reparei primeiro na mulher, que nunca tinha visto fotografada. Que beleza e elegância, a fazer adivinhar grande qualidade intelectual e de carácter. Vou ter saudades de Kofi Annan, esperando que o seu sucessor me ajude. África, nas décadas recentes, deu-nos dois grandes SENHORES: Nelson Mandela e Kofi Annan.

7. Um artigo pobrezinho, "Cinderela ou patinho feio", sobre Bolonha e o ensino superior privado, com o estafado cheque ao estudante. O seu autor é Artur Torres Pereira, presidente da Universidade Atlântica. Quais são as suas credenciais para tão responsável cargo? Filho de um professor universitário? Dirigente partidário, creio que na mó de baixo? Ex-presidente de um pequeno município de província? O que é que alguma vez mostrou de conhecimento da educação superior? Assim, as privadas não vão a parte nenhuma.

Sem comentários: