26 novembro, 2006

Do jornal de hoje (I)

Assumi como regra basear este blogue na entrada de sábado. Provavelmente, errei. O jornal de domingo, a minha leitura diária do Público, dá-me sempre sobejas razões para notas. Uma delas é a crónica de Frei Bento Domingues. Coisa estranha, um não católico que nunca deixa de a ler! É que nada do que é humano me é estranho e a religião é componente essencial da nossa cultura, para além de não poder esquecer-me do que ela foi de importante na minha construção-reconstrução da personalidade.

A sua crónica semanal permite-me manter essa ligação, hoje não estrutural e meramente cultural, sem o masoquismo de ler alarvidades de dogmáticos e integralistas. Fossem assim todos os católicos (por isto, a sua leitura é sempre uma homenagem aos meus pais e a muitas discussões de respeito mútuo que tínhamos). Hoje, aborda uma coisa em que nunca tinha pensado, Cristo Rei. O que é isto, rei de quê? Vale a pena ler o que pensa Fr. Bento Domingues.

Sem comentários: