28 novembro, 2006

Fado tropical

Boa parte do meu tempo passa-se em frente ao computador. Há muitos anos, era eu estudante, frente aos livros. Há uma coisa em comum, o gostar de um fundo musical, antes no rádio portátil, na varanda-escritório, com o meu primeiro bebé a olhar-me embevecido (pai feliz que sou), agora no iTunes. Hoje, apeteceu-me descarregar músicas do Chico Buarque e lá fui dar com o Fado Tropical.

"Este pais vai cumprir seu ideal, vai ser um imenso Portugal." Errado. Portugal é que pode ser um imenso Brasil, se quiser e souber. Lula, candidata-te a presidente de Portugal.

Vem à baila outra coisa sobre o Chico. Só o vi ao vivo uma vez, algures nos anos 60, quando o TUCA trouxe a Lisboa o "Morte e Vida Severina". À direita do palco, lembro-me bem, alguns músicos, coro modesto, em que um se destacava. Na fila atrás de mim, estava Fernando Lopes Graça e lembro o comentário que lhe ouvi, para a Francine Benoit: "Este rapaz vai dar que falar". O rapaz era o Chico Buarque.

E, já agora, quando é que Lopes Graça vai ser nossa coisa diária, na rádio e na televisão? E outros, Luís de Freitas Branco, Peixinho, Emanuel Nunes?

1 comentário:

Anónimo disse...

E, já agora, Francine Benoît?